Saturday, October 14, 2006

Homenagem ao Inverno

Quando olho pela janela e vejo as folhas caídas das janelas sinto falta do Natal. E do Inverno. E do frio que nos gela os ossos.
Não, não vou dizer que odeio o Verão.Ou que não gosto. Não, simplesmente prefiro o tempo frio. O Verão é muito vivo, muito belo. O Inverno é triste; é diferente; é rejeitado ; é detestado .O Verão é o Arlequim com as suas roupas coloridas ;o Inverno é o Pierrot com o seu eterno rosto triste pintado com uma lágrima.
Não vou dizer que não espero , a tempo inteiro, aqueles dias de calor em que fico na praia horas infinitas. Mas o Inverno é como aquela música que ouvimos na infância e que nunca esquecemos; como aquela pessoa que nos decepcionou mas que, inevitavelmente, continuamos a gostar, porque quando se gosta, gosta-se e tudo o que se pode mudar é, somente, a intensidade com que se demonstra que se gosta.
É assim o Inverno.A personficação da solidão. E raras são as pessoas que gostam de estar sozinhas. Não as condeno – nem sequer poderia fazê-lo se quisesse. Mas o Inverno é belo.
Não vou tentar persuadir ninguém a gostar do Inverno. Não. É um fardo pesado, esse de se gostar do que muito poucas pessoas gostam, ou de defender o que é rejeitado. Não. Vou apenas dizer que o Natal é bom é com café bem quente a rolar-nos pela garganta; com a abertura das prendas enrolados em mantas; com o ir á rua e sentir aquele frio gelado a dizer-nos : ‘É Natal’. É tão bom quando é Inverno...
Se ao menos as pessoas se instruíssem, perceberiam que vários tipos de solidão. E um deles, pelo menos, não é negativo. Ás vezes só nos temos a nós para nos ajudar-mos. E ao Inverno, se o vir-mos como um companheiro solitário desesperado para partilhar a solidão.

4 comments:

Alice in Wonderland said...

"inevitavelmente, continuamos a gostar, porque quando se gosta, gosta-se e tudo o que se pode mudar é, somente, a intensidade com que se demonstra que se gosta."

Adoro o Inverno e o texto que escreveste, mas sobretudo gosto desta frase, quando gostamos aprendemos a moderar a intensidade com que o demostramos. De facto é tudo o que muda. E é por iso que ás vezes estamos mais ou menos tristes. Era tão bom se a intensidade com que se demonstra fosse sempre a verdadeira...

Anonymous said...

'como aquela pessoa que nos decepcionou mas que, inevitavelmente, continuamos a gostar, porque quando se gosta, gosta-se e tudo o que se pode mudar é, somente, a intensidade com que se demonstra que se gosta..'


Como eu gstei dessa frase .. E' tao verdadeira q ate' doi .. O mundo e' tao estupido nao e' ? Nao seria suposto repugnar mos aqueles q nos magoam i nos fazem sofrer ? Nao era suposto esquecer ? As vezes parece q esta tudo errado .. q nada faz sentido .. Outras vezes parece q esta tdo ao nosso alcance . Que temos o dever de lutar mais um bocadinho . Quem sabe se nao estamos quase la ? Quase a conseguir aquilo q queremos .. Mas depoiz qndo perdemos a força e achamos q tudo aquilo foi inutil parece q inda doi mais.. Lutamos i nao conseguimos .. Afinal nada esta assim tao perto de nos ..


Desculpa o desabafo =P acho q um dia destes tambem faco um blog dakeles bem deprimentes.. Enfim. Mezmo q n tnhas percebido o meu momento de pseudo depressao , gstei do blog ;) * Beijinho

Qlquer coisa ja sabes (:

Nádia

Lua said...

"aquela pessoa que nos decepcionou mas que, inevitavelmente, continuamos a gostar, porque quando se gosta, gosta-se e tudo o que se pode mudar é, somente, a intensidade com que se demonstra que se gosta."

Não podia deixar de comentar também esta frase. Traduz exactamente o que já pensei tantas vezes, mas não conseguia traduzir por palavras.

Queria apenas dizer-te que também partilho deste teu gosto pelo Inverno. Gosto particularmente daqueles dias de chuva, em que a chuva partilha comigo a solidão

Beijinhos*

pantalaimon said...

O inverno e sem duvida alguma, a melhor estaçao do ano.A sua tristeza melancolica torna mais belos os dias da nossa alma ;)