Wednesday, September 27, 2006

Será a beleza efémera?

O que é uma coisa bela?Que fazer perante uma coisa bela?Tantas perguntas...
Julgo que , uma coisa bela, é uma coisa com um significado especial para nós; algo que encaixa perfeitamente. E acho que um encaixamento perfeito nunca deve ser esquecido. Deve antes, ser interiorizado e sentido.
Sim, sobretudo deve ser sentido, porque admirar algo belo não é, necessariamente, ser-se fútil ou superficial.Não. Fazer a coisa mais estúpida e banal do mundo com sentimento , fazendo-a sendo nós próprios , é fazer algo novo.Algo profundo.Algo belo.
Não importa se ficamos a observar um quadro , uma pessoa ou o que quer que seja só porque consideramos que é belo.Não importa desde que nos cause sensações.Que nos ilucide.
Não considero a beleza algo efémero. Do mesmo modo que a inteligência pode ser imortalizada, também pode a beleza.É uma questão de perspectiva.Basta repararmos nas coisas simples: a noite estrelada; uma manhã fria e cheia de sol; a tristeza melancólica de uma folha a cair no Outono.Tantos quadros famosos que estão repletos de beleza!E repare-se, alguns destes quadros têm séculos.
A única coisa efémera somos nós.A ignorância é eterna.

1 comment:

Alice in Wonderland said...

"impressões do Sol Nascente" - Monet. Este quadro mudou a minha vida, não porque me alterou os pensamentos, mas porque descobri nele a beleza. E a beleza inspira-nos, porque nos transcende, nos eleva,nos sufoca...