Wednesday, April 01, 2015

Queria dizer


Queria dizer que,
Poemas não se escrevem assim,
Como se fossem estátuas de ouro que esculpes
À procura de um reconhecimento
Demasiado correcto e forçado e ordeiro.
Queria dizer-te que poemas
Saem-te do coração
Fazem-te sangrar
Esventram-te
E doem-te para que possas,
Então,
Ser feliz quando voas sobre o deserto e encontras o oásis.
E já não há dor mas
Perfeição eterna quando sabes qual é a melodia,
E a encontras e a transformas para que se torne audível.

Queria dizer-te que não sabes escrever poemas
Porque os forças a sair da caneta.
E se tento escrever poemas
É porque não sou nenhum poeta.
Toda a tristeza do mundo bate no meu peito
E eu sinto-me só. O mundo inteiro
Não me consola porque se consola comigo.
Com a esperança de que saiba onde fica o oásis,
Ou que tenha a infantilidade de o querer procurar.

Queria dizer-te que os teus poemas
São rimas agradáveis
Que as gentes cantarolam
E que te fazem feliz.
Mas,
Não fazes ideia de que para escreveres poemas
Não podes ser poeta,
Tens de ser um pássaro, é o mundo inteiro que viste
As palavras – porque não? -

São só a tua maneira de voar.

No comments: