Monday, March 17, 2008

Roma

Tu, que passaste por tantos séculos, por tantas fases da lua, deixaste-te corromper. Logo tu, que quando nasceste querias ser justa; que quando cresceste consideraste o abuso de poder mais um inimigo a precisar de uma estratégia brilhante para ser abatido.
Sim, logo tu. Trazias, talvez sem o saberes, o vento do domínio inflexível ( e parcialmente tolerante) sobre diferentes povos, o aroma de quem perde batalhas mas nunca perde uma guerra; a voz da persistência e da disciplina. Porém, as tuas tácticas tornaram-se impotentes ao ócio e à luxúria que começaram a germinar em ti. Dentro de ti. Começaste a envelhecer, a cair de mansinho, a perder aos poucos o que tanto trabalho quente deu a conquistar...
Logo tu que eras feita de um sonho tão respeitoso, tão bonito.
Misturaste as tuas vitórias com derrame de sangue inocente e as tuas más acções sobrepõem-se, em alturas de castigo, ao mérito que tens por direito. Tens o melhor e o pior associado ao teu nome. Mas foste , efectivamente, grandiosa e magnificente. Inigualável.
Até te derrubares; até perderes tudo o que eras no início. Quando julgaste ter alcançado a tua glória máxima, deixaste o sonho escapar por entre os teus dedos como se fosse água.
Mas as tuas ruínas estão presentes no meu povo. Somos, também a herança que deixaste ao mundo. Somos também o que resta da tua memória.
E admiro-te , não pela luxúria que incutiste com as tuas vitórias, mas pelos motivos porque subiste, o sonho que almejaste.
Gosto sobretudo o sonho que tu eras.
O sonho que eras e o que és hoje...
Ha! a tua beleza era ofuscante. E ainda é.
O meu amor por ti cega-me, só vejo o teu apogeu.

WinGs

3 comments:

Diana Faria said...

E dizias tu k ng gosta de Roma e k ng percebia pk é k tu gostavas da grande civilização romana!! Eu gosto! eheh Por isso é k somos metades! xD Sbr o texto nem vale a pena flr...já sbs o k digo: ng escreve mlhr do k tu!!

Anonymous said...

oh metade... mt eu gostava de cnseguir trazer legioes atras de mim, legioes de roma!
ms nao, ficamse pelos atenienses. E talvez pelas razoes erradas:P

muita gente escreve mlhr do q eu, tomara eu ser um vergilio ferreira de horas tediosas, um fernando pessoa em momentos de angustia. Ou uma Sophia quando nao sei o que sinto sobre o meu pais enquanto o mar me fascina~intensament. Mas sou so eu, e isso, curiosamente , chega.me.

Tu tambem escreves bem =)

Diana Faria said...

Oh, deixa lá tar...nós pertencemos a Roma, somos felizes assim e tenho esperança k 1 dia vamos ter a nossa recompensa! Já bm a merecíamos! ;)
hj tive pena dakele ateniense k tu sbs, sozinho, abandonado...ms calma! foi dakela pena k tu olhas e logo 1 segundo dps tás a continuar km a tua vida! tou a fikar fria pah! :P

Oh! Esses tão tds mortos por isso dentro dos vivos és a mlhr! E nem vale a pena dizrs k ñ pk eu é k mando!! Hj em dia os + novos é k mandam e sendo eu a Metade 2, eu é k sei!! xD

eh, ker dzr...aki escrevinha-se pa sobreviver! ;) lol