Thursday, May 28, 2009

Falsa Eurídice

O coração de Orfeu nasceu fraco, nasceu com saudades tuas. Procurou-te até onde sabia que não te encontraria. Procurou todos os lugares que esgotavas neste mundo de deuses cruéis, só para sentir-te, suavemente, o mais perto possível. Para ter alguma ilusão para poder imaginar o teu perfume. Algo concreto, como um mundo paralelo onde tu deixas a tua marca fresca e apaixonante.
Como não tinha escolha, como estava preso ao mar azul dos teus olhos deu-te tudo o que podia : ofereceu-te a imaginação dele. Todo o processo de sonhar ficou a depender do ângulo do teu sorriso.
Mas o teu coração foi duro. Exigiu o que é impossível de se dar, os deuses são cruéis. Existe a certeza fria de nada, apenas. O teu coração foi insensível e não reparou que magoava por um capricho respeitável, a estabilidade. Quando tiveste o que tanto querias podias mostrar quão transparente era o mar nos teus olhos e terminar a tortura.
Mostraste o quão vazio era. Os teus olhos nunca foram o mar, foram nada. E Orfeu não compreende porque exigiste o seu coração, não vale nada no teu mundo vazio.
Guarda o sentimento de culpa que te faz perder noites de sono .
Ele já morreu.

2 comments:

Alice in Wonderland said...

"O coração de Orfeu nasceu fraco, nasceu com saudades tuas"


O Orfeu dos gregos é um mito triste. A inconstância e a tremura dum acto que degenerou Eurídice. Essa culpa eterna dum resgate que não se cumpriu, porque Orfeu era fraco de mais e sentia saudades de mais.

Mas o teu é muito pior. Porque foi tudo em vão. E toda a saudade, toda a culpa, toda a entrega não exsitiu, porque afinal não havia Eurídice.

pS: O texto mais duro que já escreveste até hoje =)

WinGs said...

a questõ é precisamente essa. Tu nao sentes absolutamente o sacrificio de Orfeu, nao o estudas inteira e completamente porque é Eurídice quem morre.
E ele morre com ela. É triste mas ao menos há sintonia. É um outro tipo de Romeu e Julieta.

Mas quando tudo é em vão - e nao há nada pior do que o desperdicio unido à inutilidade de uma pessoa- tu vês claramente quem era Orfeu.

Orfeu foi sempre fraco de mais, ter-se-ia tudo composto se ele " nao sentisse saudades de mais"

ps: gostei do teu comment :)