Sunday, October 22, 2006

Tentativa de Homenagear Fernando Pessoa

Hoje apetece-me escrever e não consigo. Sinto que se perdeu qualquer coisa em mim. Sensação estranha, esta. Querer, tentar e não conseguir. Irritante? Provavelmente... Mas a pior parte é a do vazio.
Mas não é algo negativo de todo ( quase nada –o é ). Á força de não conseguir escrever o que eu realmente quero, escrevo sobre a minha não capacidade de escrever.
Como é maravilhoso o Ser Humano, com o seu eterno dualismo antropológico! A parte consciente , racional, opõem-se á parte emotiva, animal, instintiva. E são estas oposições que suportam o termo Ser Humano. Nós somos oposições que se complementam. Que se equilibram.
Como não consigo escrever, escrevo sobre a minha incapacidade de escrever. Se eu perdesse a capacidade escrever, talvez escrevesse sobre o momento em que deixei de conseguir escrever. Tornar-me-ia num paradoxo.
“Eu sou o que perdi” e é bem verdade... o que perdemos une-se para sensibilizar o que nós somos.
Fernando Pessoa é sempre brilhante!

1 comment:

Lua said...

Esse grande problema... Não conseguir escrever. Também tenho dias assim, em que não consigo passar para o papel os meus pensamentos. Mas, de súbito, parece que os dedos tomam vida própria, e tomam a iniciativa de escrever... nem que seja sobre o facto de não de não conseguirmos escrever.

E acho que a tentativa de homenagem correu muito bem! Nunca tinha pensado no ser humana neste ponto de vista. Somos, sem dúvida, seres de oposições e paradoxos.

Beijinhos*